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SOBRE

SOBRE

A DESALAMBRAR FILMES | TEATRO é uma empresa produtora brasileira fundada em 2015 pela produtora e cineasta Maria Tereza Urias e pelo cineasta, ator, roteirista e produtor Renan Rovida, que atua, principalmente, na produção de filmes para cinema. Desde sua fundação, realizou a produção de três longas-metragens, dois curtas-metragens e uma peça de teatro, além de prestar serviços de produção cinematográfica, desenvolvimento de roteiro cinematográfico, cursos de formação em cinema e teatro, produção teatral e produção de festivais de artes.

A Desalambrar produziu o longa-metragem SEM RAIZ (2017), direção de Renan Rovida, uma co-produção com o Coletivo Tela Suja Filmes, que teve pré-estreia nacional na Mostra Aurora, Competitiva Oficial da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes (Brasil). SEM RAIZ foi selecionado para festivais internacionais como o 36º Festival Cinematográfico Internacional do Uruguai; o 5º Festival Latinoamericano de Cinema de Quito, no Ecuador; e o 32º Cineuropa Compostela, na Mostra Latino Americana, em Santiago de Compostela, na Espanha. Produziu também o projeto Os Despossuídos da Padoca, contemplado pelo ProAC de Artes Integradas, que resultou na peça de teatro GRANIZO (2018) e no filme PÃO E GENTE (2020), que teve pré-estreia nacional na Mostra Aurora da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, ambos com direção de Renan Rovida, uma parceria com o Novo Teatro em Ruínas e o Coletivo Tela Suja Filmes. É co-produtora do projeto Tela Suja Filmes: Ensaios sobre o Patriarcado, a Propriedade Privada e o Cinema, contemplado pelo ProAC de Ações de Fomento ao Audiovisual,  em parceria com a Plateau Produções e o Coletivo Tela Suja Filmes. Este projeto contou com a produção do curta-metragem ENSAIO SOBRE A PROPRIEDADE PRIVADA (em finalização), direção de Renan Rovida, e do longa-metragem ENSAIO SOBRE O PATRIARCADO (em finalização), direção de Maria Tereza Urias e Talita Araujo, ambos com previsão de estreia para 2020. Produziu também o curta-metragem A MÁQUINA INFERNAL (em finalização), com direção de Francis Vogner dos Reis, contemplado pelo Prêmio Estímulo ao Curta-Metragem, com estreia prevista para 2020.

 

Ao compreender a produção simbólica como capaz de mobilizar uma pertinente reflexão social e cultural, a DESALAMBRAR FILMES | TEATRO segue sua trajetória de produções artísticas. O acúmulo dos trabalhos realizados pelos diretores Maria Tereza e Renan, com produções em diversos segmentos artísticos, baseia a escolha dos projetos, ressaltando o rigor temático e estético, na busca por produzir um material artístico inventivo e popular.

DIREÇÃO

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MARIA TEREZA URIAS

Artista e Produtora de Cinema e de Teatro. Sócia da DESALAMBRAR FILMES | TEATRO e integrante dos coletivos Tela Suja Filmes, Novo Teatro em Ruínas e Companhia Antropofágica. Atualmente cursa Licenciatura em Artes Visuais. No Cinema, realizou a Produção Executiva e Direção de Produção dos longas-metragens PÃO E GENTE (2020) e SEM RAIZ (2017); dos curtas-metragens COICE NO PEITO (2014) e ENTRE NÓS, DINHEIRO (2012), de Renan Rovida; CAPITAL/INTERIOR (2016), de Danilo Dilettoso e Talita Araujo; e dos projeto AS VEIAS ABERTAS DO CINEMA LATINO AMERICANO (2015) e TELA SUJA FILMES: ENSAIOS SOBRE O PATRIARCADO, A PROPRIEDADE PRIVADA E O CINEMA (2018/2019), projetos contemplados pelo ProAC de Ações de Fomento ao Audiovisual, que reuniram ações de formação, produção e exibição cinematográficas. Realizou também a produção do CONTRAPLANO (2013), programa de debate sobre cinema brasileiro e latino-americano para o SESCTV, pela Plateau Produções; de 2015 a 2018 a Direção de Produção do NÚCLEO CRIATIVO CEICINE (Prodav/Ancine); a Direção de Produção da série FANTASMAS DA CASA PRÓPRIA (2016), dirigida por Adirley Queirós e Cássio Oliveira (Prodav/Ancine de TVs Públicas); a Co-Produção Executiva do curta-metragem CARNEIRO DE OURO, dirigido por Dácia Ibiapina (2017), premiado como Melhor Direção e Prêmio do Público no 50º Festival de Brasília. Em 2019, trabalha como Produtora de Arte do longa-metragem VALENTINA, de Cássio Pereira, e como Coordenadora de Produção do 14º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. Atualmente realiza sua primeira direção cinematográfica, o documentário ENSAIO SOBRE O PATRIARCADO, co-dirigido com Talita Araujo, com estreia prevista para o segundo semestre de 2020. No Teatro, realizou a Direção de Produção de inúmeros projetos contemplados pelo Fomento ao Teatro para Cidade de São Paulo e pelo ProAC, com grupos como Companhia Antropofágica, Novo Teatro em Ruínas, Teatro Popular União e Olho Vivo, Teatro de Narradores, Cia Teatro Documentário, produzindo projetos de pesquisa, criação e temporadas teatrais, seminários e debates, oficinas, publicações de livros e revistas, artes integradas e festivais de artes. Produziu como últimos trabalhos as peças EMERGÊNCYA (2018), direção de Thiago Reis Vasconcelos, GRANIZO, O PÃO DE TRIGO ESCURECE O CÉU (2018), direção de Renan Rovida, e BOM RETIRO MEU AMOR ÓPERA SAMBA (2018), direção de César Vieira e Rogério Tarifa. Ao longo desse período, realizou também temporadas nos principais teatros da cidade de São Paulo, como o Teatro Anchieta do SESC Consolação, com as estreias das peças DESTERRADOS - UR EX DES MACHINE (2015), direção de Thiago Reis Vasconcelos com a Companhia Antropofágica (Programação Especial para Exposição Máquina Tadeusz Kantor), e do infantil NO LIVRO TUDO TEM (2016), direção de Carlos Escher. Realizou também a produção das três edições da FEIRA ANTROPOFÁGICA DE OPINIÃO com a Companhia Antropofágica.

Em cinema, produziu os longas Pão e Gente (2020) e Sem Raiz (2017), tendo também atuado neste último, e os curtas Coice no Peito (2014) e Entre Nós, Dinheiro (2011), de Renan Rovida, e Capital-Interior (2016), de Danilo Dilettoso e Talita Araujo, selecionados e premiados em festivais nacionais e internacionais como Festival de Havana, Festival Internacional do Uruguai, Cineuropa, Mostra de Cinema de Tiradentes, dentre outros. Foi diretora de produção da série Fantasmas da Casa Própria (2016), de Adirley Queirós e Cássio Oliveira, e do Núcleo Criativo Ceicine (2016/2018), e co-produtora executiva do curta Carneiro de Ouro (2017), de Dácia Ibiapina (Melhor Direção e Prêmio do Público no 50º Festival de Brasília). Em 2019 trabalha como Coordenadora de Produção do 14º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. Atualmente finaliza sua primeira direção cinematográfica, o documentário Ensaio sobre o Patriarcado, co-dirigido com Talita Araujo.

premiado com Menção Honrosa na 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes, Prêmio Especial do Júri no 14º Goiânia Mostra Curtas, Prêmio do Público no 3º Olhar de Cinema, Melhor Filme na Semana Paulistana do Curta-Metragem, Mejor Película no Festival Internacional de Cine de Caracas e Melhor Filme no CineFest Gato Preto e selecionado para as Competitivas do Festival do Uruguay e do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo;

selecionado para as Competitivas do 34º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana e da 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes

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RENAN ROVIDA

​Cineasta, Ator e Roteirista. Integrante do Coletivo Tela Suja Filmes. Sócio da Desalambrar Filmes | Teatro. Dirigiu e roteirizou os curtas-metragens ENTRE NÓS, DINHEIRO (Selecionado para as Competitivas Oficiais do 34º Festival Internacional del Nuevo Cine Latino Americano de Havana e da 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes, entre outros) e COICE NO PEITO (Premiado com Menção Honrosa do Júri da Crítica na 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes; Melhor Curtametragem de Ficção no 1º Festival de Cine de Caracas na Venezuela; Primeiro Lugar na Semana Paulistana do Curta Metragem em 2014; Prêmio Especial na 14ª Goiânia Mostra Curtas; Prêmio do Público no 3º Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba; Melhor Curta Metragem no Cine Fest Gato Preto 2015) e os longas-metragens SEM RAIZ (Selecionado para Mostra Aurora da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes; Competiviva de Novos Realizadores no 36º Festival do Uruguai, e outros) e PÃO E GENTE (pré-estreia na Mostra Aurora da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes). Produziu o projeto AS VEIAS ABERTAS DO CINEMA LATINO AMERICANO, contemplado pelo ProAC de Ações de Fomento ao Audiovisual em 2014, no qual realizou ações de formação, produção e exibição, tendo contado com os convidados Adirley Queirós e Andrea Tonacci, e estudo sobre o Nuevo Cine Latino Americano. Em teatro, trabalhou como ator na Companhia do Latão por cinco anos e participou das peças PATRÃO CORDIAL (Prêmio Questão de Crítica de Melhor Elenco), ÓPERA DOS VIVOS e COMÉDIA DO TRABALHO. Seu mais recente trabalho como ator é a peça FOME.DOC, realizada com a Kiwi Companhia de Teatro. Como diretor participou da montagem teatral GRANIZO, trabalho híbrido de teatro e cinema, inspirado na obra do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, com o Novo Teatro em Ruínas. Como professor de atuação, ministrou oficina no 2º Encuentro La Possible Actualidad de Brecht em Buenos Aires – Argentina, e também ministrou oficina de atuação na 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes e Mostra Tiradentes SP – 2018. Atuou nos filmes SEM RAIZ, ARÁBIA, de Affonso Uchôa e João Dumans (Melhor Filme no 50º Festival de Brasília), JOVENS INFELIZES, de Thiago B. Mendonça (Melhor Filme na 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes), NEW LIFE SA, de André Carvalheira (estreia na Competitiva Oficial do 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro) SONÂMBULOS, de Tiago Mata Machado (estreia na Competitiva Paralela do 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro), BAIXO CENTRO, de Ewerton Bellico e Samuel Marotta (Melhor Filme na 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes), RIOCORRENTE, de Paulo Sacramento, entre outros. Lecionou na Academia Internacional de Cinema (AIC) a disciplina de Direção de Atores para o curso profissionalizante técnico em direção cinematográfica de 2016 a 2018 e colabora periodicamente com o curso livre de Atuação para Cinema e TV. Atualmente trabalha na captação de recursos para produção de dois novos longas-metragens, SUA CASA, MINHA VIDA, roteiro desenvolvido no Núcleo Criativo Ceicine, contemplado no Prodav 03/2014, e A VINGANÇA DE KUNHÃETÉ.

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