SOBRE
A DESALAMBRAR FILMES é uma produtora brasileira independente, criada em 2015 por Maria Tereza Urias e Renan Rovida, que trabalha com projetos artísticos inventivos e autorais. Atua, principalmente, na produção de filmes para cinema. Desde sua fundação, realizou a produção de três longas-metragens e de dois curtas-metragens.
É produtora do longa-metragem IDADE DA PEDRA (2024), com direção de Renan Rovida e coprodução da Plateau Produções. O filme estreou no 13º Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba onde foi premiado como Melhor Filme da Competição Internacional Novos Olhares. O filme também foi selecionado no Brasil para o 18º Cinebh International Film Festival e para a 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. No circuito internacional de festivais foi exibido no Festival Internacional de Cine Documental de Buenos Aires 2024 na Argentina, no Philadelphia Latino Arts & Film Festival 2025 nos Estados Unidos e no Festival Internacional de Cine de Cuenca 2025 no Equador. O longa também passou por Festivais WIP durante a etapa de finalização, selecionado para o WIP Brasil CineMundi, ocorrido durante a 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, recebendo o Prêmio CTAV e o Prêmio WIP Málaga, oferecido no evento pelo festival de cinema espanhol. Este último representou a participação do filme e parte da equipe no WIP Málaga, realizado durante o 26º Festival de Málaga, na Espanha. Atualmente segue circulando em festivais nacionais e internacionais.
Produziu o longa-metragem PÃO E GENTE (2020), dirigido e roteirizado por Renan Rovida, que contou com estreia nacional na 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, na Mostra Aurora, e com estreia internacional em setembro de 2020 no 28th Filmfest Hamburg, na Alemanha. O filme integrou também a competição internacional do 10º FICIC - Festival Internacional de Cine Independiente de Cosquín, na Argentina, a Competição Latinoamericana de Longas-metragens de ficção do 33º FICVIÑA - Festival Internacional de Cine de Viña del Mar e a mostra Ficciones Fronterizas do 4º Frontera Sur Festival, ambos no Chile. O filme recebeu Menção Honrosa do Júri do 4º Graba - Festival Audiovisual. Pão e Gente foi lançado comercialmente nas salas de cinema de seis capitais brasileiras pela Embaúba Filmes no primeiro semestre de 2022. O filme atualmente encontra-se em distribuição na plataforma de streaming Embaúba Play, no Brasil e a convite do Cinema Lovers integrou a plataforma de streaming Kinemathek Karlsruhe, na Alemanha.
A Desalambrar também produziu o longa-metragem SEM RAIZ (2017), direção de Renan Rovida, selecionado para a competitiva oficial da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes (Brasil), a competitiva de Novos Realizadores do 36º Festival Cinematográfico Internacional do Uruguai, o 5º Festival Latinoamericano de Cinema de Quito, no Equador, e o 32º Cineuropa Compostela, na Espanha. O filme atualmente encontra-se em distribuição na plataforma de streaming +Cinemateca, da Cinemateca do Uruguai, disponível para locação em todo o território uruguaio, e em 2024 entrará na plataforma #CulturaEmCasa do Governo do Estado de São Paulo.
As mais recentes produções em curta-metragem são A MÁQUINA INFERNAL (2021), com direção de Francis Vogner dos Reis. O filme estreia mundialmente no 74th Locarno Film Festival, na Suíça, selecionado para a competição internacional Pardi di Domani, em Agosto de 2021, e recebeu o Prêmio Oficial do Júri no 19º Festival du Cinéma de Brive, na França, e o Prêmio de Melhor Curta-Metragem no Fantaspoa 2022 . O filme, que segue em carreira de festivais nacionais e internacionais, foi exibido em mais de 20 festivais no mundo, dentre eles o 10º Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba, o 28º Festival Internacional de Cine de Valdívia, o 35th Leeds International Film Festival, o 33º Curta Kinoforum. E o curta-metragem QUINZE QUASE DEZESSEIS (2023), direção de Thais Fujinaga, que estreia no 34º Festival Internacional de Curtas de São Paulo em 2023 recebendo dois prêmios, Prêmio Canal Curta / Porta Curtas e Prêmio 10 Melhores do Público, e foi selecionado para o 22º Goiânia Mostra Curtas, 25º Festival Internacional de Curtas-Metragens de Belo Horizonte, a 24ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro - Cinesesc e a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes.
Atualmente a Desalambrar realiza os projetos de longa-metragem CONSTRUÇÃO, em co-produção com a Drama Filmes, RASTROS DAQUELAS QUE VIERAM ANTES e O HOMEM QUE SE FOI, todos com direção de Renan Rovida, ENSAIO CONTRA O PATRIARCADO, direção de Maria Tereza Urias e Talita Araujo, e SEMPRE JUNTAS, direção de Maria Tereza Urias e Renan Rovida em co-produção com a Plateau Produções. Também é co-produtora com a Sancho e Punta do longa RAPINA, com direção de Bruno Risas e Francis Vogner dos Reis, e co-produtora com a Corriola Cine do longa A MULHER NO QUARTO AO LADO, com direção de Denise Vieira.
DIREÇÃO

MARIA TEREZA URIAS (Brasil, 1983)
Produtora de cinema, sócia da Desalambrar Filmes e integrante do Coletivo Tela Suja Filmes. Em sua trajetória trabalha de forma versátil e criativa com o cinema independente e autoral. Dentre as obras realizadas estão os filmes IDADE DA PEDRA (2024), PÃO E GENTE (2020) e SEM RAIZ (2017), de Renan Rovida, QUINZE QUASE DEZESSEIS (2023) de Thais Fujinaga, A MÁQUINA INFERNAL (2021), de Francis Vogner dos Reis. Foi diretora de produção de BABY, de Marcelo Caetano e é co-produtora de A MULHER NO QUARTO AO LADO, de Denise Vieira.

RENAN ROVIDA (Brasil, 1983)
Renan Rovida (1983) é cineasta, ator e roteirista. Ator conhecido pelo seu trabalho no cinema independente, chamou atenção com seu longa-metragem SEM RAIZ, assim como seu último filme PÃO E GENTE, além dos multipremiados curtas-metragens COICE NO PEITO e ENTRE NÓS, DINHEIRO. Atualmente trabalha na captação dos longas-metragens CONSTRUÇÃO e no documentário O HOMEM QUE SE FOI, segunda parte da Trilogia do Sonho, iniciada com IDADE DA PEDRA.